Freudinho,
Estamos em 2024 e trago notícias sobre a psicanálise. Se você estivesse aqui estranharia a maneira com que as pessoas têm usado os termos neurose, recalque e narcisismo.
A cada esquina ou pela internet estão vendendo cursos de psicanálise com duração de dois anos e direito a carteirinha e diploma.
A partir daí já surgiram outros desdobramentos: psicanálise “holística”, psicanálise com religião entre tantas outras que é até difícil de acreditar. Até hoje a psicanálise tem sua eficácia é questionada e é considerada ultrapassada.
Mas calma, têm muita escolas e associações transmitindo a psicanálise de maneira ética. Como você previu em, “Linhas de progresso na terapia psicanalítica (1919/1980), a psicanálise não está mais restritas aos consultórios e chegou nas instituições.
Os psicanalistas estão adaptando à técnica para atender às novas demandas. O divã, para muitos, já não é tão essencial e o atendimento a distância já é uma realidade.
A psicanálise não recua diante das “neuroses atuais” e ainda tem demonstrado como o bom e velho tratamento pela palavra continua “curando pela via do amor”. É isso!
A psicanálise segue viva, questionando, provocando e promovendo reflexões.
Andressa Dannemann
CRP08/10071